Artigo do Leitor Montagens & Tutoriais 

Artigo do Leitor: 1/72 He-219 Uhu – PLATZ #AE4800

Montagem e fotos por Daniel Iscold

O review do kit do He-219 da Platz já foi realizado pelo SprueMaster (para ver clique aqui). Agora é a hora de deixar o Sprues vazios e mandar a caixa vazia do kit para o meu grande amigo Mateus Marques Manso, que as coleciona!

O kit é o velho conhecido da Dragon. É um bom kit, talvez o único erro nele seja a barriga em forma de V ao invés de um U. Não me preocupei com isso pois essa correção implica no lixamento da barriga e consequente “re scribing” de todos os detalhes.

A primeira providência é tirar as peças principais da galha e ver como o kit monta. Monta razoavelmente bem. As asas possuem tabs que ajudam a alinhar o diedro. O estabilizador talvez seja a pior peça para alinhar. O encaixe é fraco, e o cone de cauda apresenta um problema que deixa uma fresta grande entre o profundor e a fuselagem de um lado e uma fresta pequena do outro.

Uma adição espetacular para este modelo são os pesos do nariz e nas naceles do motor. Feitos em ZAMACK acredito que não há problemas em cola-los com cianocrilato. São necessárias apenas algumas gotas tendo em vista que o encaixe segue o formato interno da fuselagem.

A montagem é iniciada com as asas. O porão de rodas do trem de pouso principal recebe porções generosas de PE. É necessário dobrar os mesmos é com paciência é fácil encaixar os mesmos no lugar. É necessário tomar cuidado para alinhar os furos do PE com os furos das peças de plástico. Os mesmos irão receber as partes dos trens de pouso posteriormente.

Após a montagem das asas é hora de montar a fuselagem. Para tanto o interior é pintado de RLM 66. Os PE´s trazem um certo grau de realismos ao mesmo. O canopy possui ótima transparência porém se você quiser faze-lo aberto é necessário substituí-lo por um de acetado. A espessura do plástico é grande demais para a escala e cortar a peça de plástico original é demasiadamente arriscado, devido ao formato da junção do para-brisa com o canopy principal. Decidi faze-lo fechado mesmo.

O encaixe do canopy com a fuselagem é fraco. Existe uma peça de plástico que vai atrás do canopy que deve ser montada primeiro no canopy, ao invés de cola-la primeiro da fuselagem como manda a instrução. Fazendo desta forma você transfere o degrau que ficaria entre ela e a peça transparente para a fuselagem. Dessa forma você corrige a fresta entre duas peças de plástico cinza ao invés de entre uma de plástico transparente e plástico cinza.

Após a montagem das asas, fechamento das metades da fuselagem e a montagem deste conjunto é hora de montar o conjunto de cauda. Para resolver o problema das frestas de tamanhos diferentes entre profundor e fuselagem faço da seguinte forma. Colo todo o conjunto de cauda e corto os estabilizadores. Isso me permite corrigir as frestas no cone de cauda e acertar o seu formato. Para colar os estabilizadores no lugar de novo uso dois pedaços de tubo de metal para dar firmeza a colagem.

Um problema identificado são as linhas de relevo desencontradas na parte superior da fuselagem. Para corrigir este problema é necessário lixar tudo e refazer as mesmas com o scribing de sua preferência.

O emassamento das frestas é realizado utilizando uma mistura de durepoxi de creme Nívea. O creme nívea deixa a massa epóxi macia e permite preencher as frestas de forma uniforme e sem retração. Uso lixa d´água para dar acabamento a todo o conjunto. Fiz um tutorial sobre como fazer essse processo aqui no Spruemaster, para ver clique aqui

A pintura é realizada de forma tradicional. O preshading é feito com a cor NATO BLACK da Tamiya. O azul é o RLM 76, uso o XF-23  Light Blue da Tamiya misturado com Branco para suavizar a cor. Existe um segredo na pintura do He-219 UHU. As manchas em cinza (RLM75) na realidade não são pintadas sobre o azul. O avião recebia uma capa de RLM 75 e posteriormente a mesma era pintada de RLM 76 deixando espaços para aparecer as manchas em RLM 75.

Essa pintura desafiadora é realizada com o aerógrafo Steula BC-61-03 . No meu caso eu troquei a agulha e bicos originais de 0,3mm por um bico e agulha de 0,2mm. Com a diluição correta da tinta é possível aplicar o RLM 76 como se estivesse escrevendo com um lápis de cor. Uma tarefa prazerosa e divertida.

Após terminar a pintura é aplicada uma camada de future para selar a pintura. Os decalques são de ótima qualidade, fabricados pela empresa Rocketeer e se conformam muito bem a superfície do modelo.

 

Talvez a parte mais desafiadora deste modelo são as antenas do radar que vão no nariz e cauda do avião. A PLATZ fornece com o kit uma grade de PE com as antenas para o nariz e cauda do avião. Entretanto as mesmas possuem forma bidimensional e não ficam muito bonitas.  Para solucionar este problema resolvo utilizar peças de plástico e metal. Para tanto utilizo as peças do kit para fazer a haste principal da antena. Após cortar todas no mesmo tamanho uso agulhas de anestesia odontológicas para fazer as hastes secundárias. O maior desafio aqui é furar as hastes principais para colar as hastes secundárias. Com um pouco de cuidado e um pin vise de boa qualidade é possível fazer estas peças. O problema é que se você colar as mesmas no modelo e depois elas se quebrarem, dificilmente você irá conseguir colar as mesmas no lugar de novo.

Os “garfos” que seguram as antenas do radar devem ser montados antes da pintura do modelo, afim de dar acabamento entre a base da peça e a fuselagem. Para tanto eu usei uma gota de cianocrilato e após a secagem, com cuidado dei acabamento com uma lixa 400 a seco. Para finalizar reforcei a colagem com um pouco de cola extrathin da Tamiya.

Após o wash feito com tintas a óleo na cor paynes gray com raw umber dei uma camada de verniz fosco da gato preto diluído com solvente da mesma marca.

Colo os trens de pouso. As portas do trem principal e bequilha tem a sua espessura afinada para ficar compatível com a escala. O toque final é a instalação do fio da antena, tubo de pitot feito com tubos de metal e dos escapamentos do motor. “FINITO BENITO NEXT….. SU-27 1/72 DA PLATZ/ZSEVDA”

Se eu recomendo o kit do He-219 da Platz? Um definitivo SIM!!!!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Artigo do Leitor: 1/72 He-219 Uhu – PLATZ #AE4800”

  1. Boris

    Parabéns, Daniel!
    Montagem bacana, ótimas dicas e review!

  2. MARCELO ALBUQUERQUE

    Linda montagem. Os kitz da Plaatz são excelentes.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.